O Estudo à Medida constitui-se como uma das valências do Centro de Apoio Social Escolar (CASE). Pretende-se proporcionar, um espaço e um contexto de estudo, inexistente nas rotinas diárias de alguns jovens, onde se privilegiam momentos de esclarecimento de dúvidas, realização de trabalhos de casa, leitura, escrita, cálculo e pesquisa que permitam desenvolver competências a nível escolar.
Para frequentar o Estudo à Medida existem regras que devem ser cumpridas e, consequentemente, existem também recompensas para quem as cumpre (por exemplo: após uma produtiva sessão de estudo o jovem adquire o direito a frequentar, durante um período de tempo previamente estabelecido, o Centro de Inclusão Digital - CID).
Para um melhor funcionamento do Estudo à Medida elaborou-se um calendário, de acordo com a disponibilidade dos jovens, onde se definiu a frequência (três vezes por semana) com que estes deverão frequentar esta actividade. O aumento da periodicidade das sessões de Estudo à Medida, relativamente ao ano anterior, associado às tarefas que são estabelecidas pelos técnicos, têm como objectivo a organização e o desenvolvimento de hábitos e rotinas de estudo fundamentais para a promoção da autonomia dos jovens. Considerámos que a realização de um acompanhamento semanal mais frequente poderá contribuir para uma maior continuidade, sequência e monitorização das tarefas e das actividades definidas, bem como uma melhor percepção do trabalho desenvolvido a nível de competências de estudo.
O acompanhamento dos jovens, no Estudo à Medida é realizado individualmente e em grupo. Neste sentido é ainda importante assinalar que, ao formar pequenos grupos de trabalho pretende-se promover a cooperação entre os jovens do mesmo ano ou de diferentes anos de escolaridade, de modo a potenciar, não só as aprendizagens, mas também o espírito de entre-ajuda entre pares.
Para frequentar o Estudo à Medida existem regras que devem ser cumpridas e, consequentemente, existem também recompensas para quem as cumpre (por exemplo: após uma produtiva sessão de estudo o jovem adquire o direito a frequentar, durante um período de tempo previamente estabelecido, o Centro de Inclusão Digital - CID).
Para um melhor funcionamento do Estudo à Medida elaborou-se um calendário, de acordo com a disponibilidade dos jovens, onde se definiu a frequência (três vezes por semana) com que estes deverão frequentar esta actividade. O aumento da periodicidade das sessões de Estudo à Medida, relativamente ao ano anterior, associado às tarefas que são estabelecidas pelos técnicos, têm como objectivo a organização e o desenvolvimento de hábitos e rotinas de estudo fundamentais para a promoção da autonomia dos jovens. Considerámos que a realização de um acompanhamento semanal mais frequente poderá contribuir para uma maior continuidade, sequência e monitorização das tarefas e das actividades definidas, bem como uma melhor percepção do trabalho desenvolvido a nível de competências de estudo.
O acompanhamento dos jovens, no Estudo à Medida é realizado individualmente e em grupo. Neste sentido é ainda importante assinalar que, ao formar pequenos grupos de trabalho pretende-se promover a cooperação entre os jovens do mesmo ano ou de diferentes anos de escolaridade, de modo a potenciar, não só as aprendizagens, mas também o espírito de entre-ajuda entre pares.
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