skip to main | skip to sidebar

Logo PPA

Logo PPA

Notícias

Para consultar as notícias do projecto visite o sítio: http://zambujaldigital.blogspot.com.

Arquivo

  • ► 2012 (11)
    • ► novembro (2)
    • ► agosto (2)
    • ► junho (1)
    • ► maio (1)
    • ► abril (2)
    • ► fevereiro (1)
    • ► janeiro (2)
  • ► 2011 (15)
    • ► dezembro (2)
    • ► novembro (3)
    • ► outubro (2)
    • ► setembro (1)
    • ► junho (1)
    • ► maio (2)
    • ► abril (2)
    • ► março (1)
    • ► janeiro (1)
  • ► 2010 (10)
    • ► dezembro (2)
    • ► novembro (2)
    • ► junho (2)
    • ► março (2)
    • ► fevereiro (1)
    • ► janeiro (1)
  • ► 2009 (19)
    • ► outubro (3)
    • ► setembro (2)
    • ► agosto (1)
    • ► julho (1)
    • ► junho (1)
    • ► maio (3)
    • ► abril (3)
    • ► março (4)
    • ► janeiro (1)
  • ► 2008 (24)
    • ► dezembro (1)
    • ► novembro (2)
    • ► outubro (1)
    • ► setembro (1)
    • ► agosto (1)
    • ► julho (2)
    • ► maio (2)
    • ► abril (3)
    • ► março (9)
    • ► fevereiro (2)
  • ▼ 2007 (10)
    • ▼ outubro (7)
      • ESCOLHAS DE PORTAS ABERTAS
      • Feira das Vontades
      • Organização e reestruturação da actividade do Estu...
      • Projecto com a Gulbenkian
      • Escola Virtual
      • Professores visitam o CASE e o Bairro onde moramos!
      • Percursos com Sucesso
    • ► junho (1)
    • ► abril (2)

Exercícios

  • Prof2000
  • Matemática na Net
  • Sala de Estudo
  • Aprenda Inglês
  • A língua Inglesa
  • Exercícios de Francês
  • Aula de Francês
  • Welcome - Inglês
  • English quizzes
  • Escolovar
  • Recursos 1º ciclo
  • Testes online
  • Exercícios de Inglês

Seguidores

Localização


Ver mapa maior

Projecto Percursos Acompanhados

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Organização e reestruturação da actividade do Estudo à Medida


O Estudo à Medida constitui-se como uma das valências do Centro de Apoio Social Escolar (CASE). Pretende-se proporcionar, um espaço e um contexto de estudo, inexistente nas rotinas diárias de alguns jovens, onde se privilegiam momentos de esclarecimento de dúvidas, realização de trabalhos de casa, leitura, escrita, cálculo e pesquisa que permitam desenvolver competências a nível escolar.

Para frequentar o Estudo à Medida existem regras que devem ser cumpridas e, consequentemente, existem também recompensas para quem as cumpre (por exemplo: após uma produtiva sessão de estudo o jovem adquire o direito a frequentar, durante um período de tempo previamente estabelecido, o Centro de Inclusão Digital - CID).

Para um melhor funcionamento do Estudo à Medida elaborou-se um calendário, de acordo com a disponibilidade dos jovens, onde se definiu a frequência (três vezes por semana) com que estes deverão frequentar esta actividade. O aumento da periodicidade das sessões de Estudo à Medida, relativamente ao ano anterior, associado às tarefas que são estabelecidas pelos técnicos, têm como objectivo a organização e o desenvolvimento de hábitos e rotinas de estudo fundamentais para a promoção da autonomia dos jovens. Considerámos que a realização de um acompanhamento semanal mais frequente poderá contribuir para uma maior continuidade, sequência e monitorização das tarefas e das actividades definidas, bem como uma melhor percepção do trabalho desenvolvido a nível de competências de estudo.

O acompanhamento dos jovens, no Estudo à Medida é realizado individualmente e em grupo. Neste sentido é ainda importante assinalar que, ao formar pequenos grupos de trabalho pretende-se promover a cooperação entre os jovens do mesmo ano ou de diferentes anos de escolaridade, de modo a potenciar, não só as aprendizagens, mas também o espírito de entre-ajuda entre pares.
Publicada por Projecto Percursos Acompanhados à(s) 12:33

0 comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Blog Design by Gisele Jaquenod